Você sabe qual a diferença entre o graffiato e a textura? Sabe o tipo de tinta utilizada para fazer esses acabamentos? Saiba mais sobre esse nicho da indústria de revestimentos neste post.
O revestimento de paredes com textura, teve seu primeiro "boom" no Brasil na década de 1990 e desde então, esse ramo da indústria de tintas vem crescendo e se mantendo estável no país. Nos dias atuais, existem cada vez mais técnicas de aplicação com diferentes padrões visuais, além de diversas colorações e opções de composição com outros revestimentos.
Sabe-se que a textura é comumente utilizado como sinônimo de graffiato, no entanto tal confusão é totalmente aceitável, uma vez que suas semelhanças são muito maiores do que as diferenças. A principal delas é o aspecto visual, onde o graffiato apresenta uma superfície mais rústica e grosseira, enquanto que a textura pode ter padrões mais delicados e de toque suave. Ademais, ambos revestimentos possuem base acrílica, mas se diferem na carga mineral em sua composição (sendo esta a principal responsável pela diferença na aparência e toque das superfícies) e podem ser utilizados tanto em paredes internas quanto externas, sendo muito resistentes à agua.
Com relação ao aspecto visual, ele pode ser muito variado. Existem diversas técnicas de aplicação da massa acrílica que conferem às paredes padrões únicos, sendo que as principais formas de execução que geram tais padrões advém dos diferentes rolos e materiais que os compõe. Existem no mercado rolos de pelo, de espuma lisa, de espuma com sulcos, rolos para textura mais grossa (o aspecto é semelhante ao carpete de vinil) e também os chamados rolos decorativos.
Estes últimos são os que conferem uma gama maior de opções para você revestir suas paredes. São em sua maioria à base de borracha e cada empresa produz "estampas" que podem ser desde abstratas até composição de folhas e flores.
Por fim, além de aplicações manuais de texturas ou graffiatos, existe ainda a opção de aplicação mecânica, sendo esta a chamada textura projetada. Esta técnica se utiliza de uma pistola que jateia textura na parede e depois o profissional vêm com uma desempenadeira fazendo o acabamento. Cabe ressaltar, que esta técnica de desempenar a textura após sua aplicação no substrato pode ser utilizada também no método manual, sendo normalmente utilizada uma desempena de plástico ou um rolo de PVC, ambos umedecidos em água.
Veja ideias de ambientes e padrões de textura na nossa pasta no Pinterest.
Quer renovar seus ambientes com qualidade e usando técnicas alternativas de revestimento em tintas? Chame a Renove Engenharia & Design e solicite um orçamento sem compromisso!
Comments