top of page
Foto do escritorBianca Dezen

Revestimento com rochas ornamentais

Ardósia, Pedra Portuguesa, Pedra Caxambu, Pedra Sabão... Qual usar e como utilizar esse tipo de revestimento em suas áreas externas ou internas? Saiba mais a seguir.


A utilização de rochas na construção civil data de milênios atrás, desde os antigos egípcios e gregos em suas obras em calcário e mármore.


No entanto, as rochas usadas como ornamentos e decoração tiveram seu início, em território brasileiro, em meados da década de 1950 e desde então, vem e vão como tendência de utilização tanto em paredes externas e internas quanto em pisos.


Existem diversos tipos de rochas ornamentais que podem ser utilizados para compor seu ambiente. Algumas comercializadas nacionalmente são a ardósia, a Pedra Miracema, a Pedra São Tomé, a Pedra Sabão, a Pedra Caxambu, o Seixo Rolado, etc.


Estas são todas opções que podem ser utilizadas tanto em paredes quanto em pisos, uma vez que oferecem não somente um atrativo visual, como também são resistentes, de fácil manutenção e promovem um conforto térmico elevado quando colocadas nos locais e posições corretas.



No entanto, nem só de rochas naturais se vive a decoração de ambientes rústicos. É possível utilizar cerâmicas que possuem na sua face exposta uma imprimação que imita rochas, assim como adesivos ou pastilhas colantes que têm o mesmo aspecto.


Cabe ainda ressaltar, que este tipo de revestimento (seja ele natural ou imitação) traz ao ambiente interno um ar mais austero e sóbrio, o que deve ser cuidadosamente pensado na hora da escolha da palheta de cores do local.


Opte por colocar uma única parede ou apenas alguns detalhes em pedras, pois você corre o risco de deixar muito "carregado" seu cômodo e torná-lo assim, desconfortável.


No que diz respeito à utilização de rochas em ambientes externos, sempre é uma boa pedida sua utilização em locais com piscinas e cascatas. No Brasil, é comum também encontrarmos pisos em rochas de casas de veraneio em regiões litorâneas, ou até mesmo nos jardins ou no acesso à eles; isto porque, mais uma vez, é um piso de fácil manutenção, de ótimo acabamento e considerável facilidade de assentamento.



Uma dica muito importante na hora de escolher qual rocha usar para os pisos expostos ao Sol (principalmente em áreas de circulação, como piscinas), é seu conforto térmico. É de extrema importância levar em consideração as propriedade de absorção e dissipação de calor dos materiais utilizados, uma vez que não é nada legal você "queimar" seus pés ao querer entrar ou sair da área da piscina sem chinelos não é mesmo?


Por fim, após escolher qual rocha usar levando em consideração os aspectos aqui elencados e mais alguns outros que você achar necessário para as especificidades da sua obra, tenha bastante atenção quanto à execução dos serviços e quanto às características dessas rochas. Algumas delas são mais porosas que outras, algumas podem ser assentadas somente com argamassa colante, outras exigem um tratamento a posteriori de sua colocação, alguns locais precisam de um tratamento impermeabilizante antes da colocação das peças outros não e por ai aí vai...


A observação é: SEMPRE escolha profissionais tanto para lhe orientar quanto para executar suas obras. Evite que você tenha dor de cabeça com manifestações patológicas, que podem aparecer depois devido à falhas na execução, ou então que sua obra não seja utilizável devido às más escolhas de material sendo que, geralmente, este problema acontece devido à ausência de critérios técnicos bem definidos de seleção.



Caso queira se inspirar para dar uma nova cara para seus ambientes, deixando-os mais elegantes, acesse nossa pasta no Pinterest.


Quer utilizar rochas ornamentais para revestir seus ambientes mas não sabe como? Chame a Renove Engenharia & Design e solicite uma consultoria. Orçamento sem compromisso!


73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page