top of page
  • Foto do escritorBianca Dezen

Pastilhas para decoração

Pastilhas cerâmicas, vítrias, metálicas ou adesivas, qual escolher? Onde colocar? Como aplicar? Saiba mais neste post.


O revestimento de paredes em áreas molhadas ou molháveis pode se dar com diversos materiais, entre eles as pastilhas. Tais elementos podem ser de metal, vidro, cerâmica ou até mesmo de PET e seus formatos podem ser os mais variados, desde o clássico quadradinho, até triangulares ou formatos abstratos, tudo para deixar seu ambiente mais bonito e moderno.


Para escolher entre as diversas opções de pastilhas que existem no mercado, primeiramente escolha a forma de aplicação. Esse tipo de revestimento pode ser assentado com argamassa colante (assim como as peças cerâmicas tradicionais), pode ser colado com cola de contato ou então pode ser aplicada com adesivos que já vêm de fábrica.


No entanto, independente do tipo de assentamento, a superfície de aplicação deve estar bem limpa e isenta de resíduos, a argamassa preparada dentro do período indicado pelo fabricante e, nos casos de colagem ou adesivagem, a aplicação deve ser feita de modo a evitar bolhas ou excessos de cola que venham a transpassar os limites das placas.



Atente-se também para o acabamento das peças. Após seu assentamento, as pastilhas ainda demandam de rejunte (exceto as adesiváveis) e a escolha pelo seu tipo também é muito importante, uma vez que rejuntes cimentícios tradicionais podem vir a riscar pastilhas metálicas, por exemplo, por possuir areia em sua composição.


Sempre confira com o fabricante tais especificações técnicas, para um assentamento e rejuntamento de qualidade. E considere o local de aplicação, preferindo rejunte acrílico ou epóxi para área molhadas e molháveis, pois estes não mancham com a umidade.


Além da forma de aplicação, você deve pensar no local de assentamento. Algumas pastilhas podem ser instaladas em piscinas, em pisos de baixo tráfego (como banheiros e lavabos) e em paredes em geral, mas tudo dependerá, mais uma vez, das indicações do fabricante para cada situação que você deseja colocar este revestimento.



Para piscinas o melhor rejunte a ser aplicado nas pastilhas é o epóxi. Sempre se informe muito bem antes de aplicar qualquer revestimento, seja ele pastilha, azulejos, pisos ou tintas.


Por fim, indica-se que para escolher entre todas essas opções de combinações possíveis acima explanadas, você deve observar fatores como: mão-de-obra disponível, orçamento para a reforma, tempo de execução do serviço, etc.


Embora as pastilhas sejam de fácil execução e alguns fabricantes até indicam o "Faça você mesmo", é sempre bom se informar sobre as técnicas e especificidades da sua obra e dos materiais e sistemas a serem utilizados por você.



Se quiser se inspirar para sua reforma, veja ideias de ambientes e padrões de pastilhas na nossa pasta no Pinterest.


Quer renovar seus ambientes com qualidade e usando pastilhas? Chame a Renove Engenharia & Design e solicite um orçamento sem compromisso!


140 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page