Um método tão promissor quanto se diz? Veja um pouco sobre o tema neste post
O "Building Information Modeling" (ou simplesmente modelagem de informação da construção) consiste de um método de projeto por modelagem paramétrica. Isto é, cada elemento "desenhado" ou inserido no projeto, como uma parede, porta, janela, pilar, etc. carrega diversas informações - parâmetros - relativos ao material constituinte, como preço, marca, dimensões, quantificação de trabalhos, tempo de mão de obra, entre outros.
O projeto desenvolvido em metodologia BIM não se trata apenas de um desenho mais bonito esteticamente e da possibilidade de visualização 3D. Este tipo de projeto é uma simulação virtual de todo o ciclo da construção, sendo assim conta também com a possibilidade de planejamento 4D e 5D, onde é possível gerenciar e acompanhar o progresso das atividades (física e financeiramente) do empreendimento, o que resulta em cronogramas e orçamentos bem mais fiéis à realidade.
Inicialmente o uso de uma ferramenta BIM pode dar a impressão de despender maior tempo para projetar, em comparação com o consagrado CAD ("Computer Aided Desing" - desenho assistido por computador). Trata-se somente de uma impressão, pois mesmo que seja necessário dedicar um pouco mais de tempo para a inserção inicial das informações (por exemplo, na planta baixa), após a fase inicial é possível gerar todos os cortes, vistas e detalhes, sem que sejam feitos cada um dos desenhos especificamente (como é no processo CAD).
Além disso, é possível configurar tabelas, para que já constem quantitativos e preços dos elementos do desenho (por exemplo, áreas de revestimento, coberturas, janelas, etc.). O próprio programa realiza as contagens e, caso você altere alguma informação em uma das plantas ou vistas do desenho (por exemplo, exclusão de uma porta), todas as demais (vistas/planas/tabelas) também são alteradas automaticamente, pois as informações do desenho estão integradas. Isto agiliza MUITO o processo de trabalho, além de prevenir erros nas pranchas do projeto.
Alguns softwares disponíveis atualmente que desempenham este tipo de modelagem são o Revit, o Archicad, o Edificius, entre outros, sendo os dois primeiros citados os mais conhecidos e o terceiro de interface uma pouco mais simples (e de custo mais econômico). Todos os três, são ótimas opções para quem deseja iniciar o trabalho com este método de grande tendência do século XXI em termos de projeto.
Quer saber mais? Entre em contato com a Renove Engenharia & Design
Comments