Entenda esse tipo de documentação legal e suas especificidades.
O termo As Built pode ser livremente traduzido por "como construído". Ambos os termos são utilizados na Construção Civil. Mas afinal de contas, para que serve?
Não é novidade para ninguém da nossa área, que raras são as exceções onde o executado bate exatamente com o projetado. Ai você me pergunta: "ué, mas não era para ser assim? O que se projeta se executa. Se não é assim, para que serve o projeto?". Ai eu te respondo: Calma lá.
Primeiro de tudo, nem sempre a mesma pessoa ou empresa é a responsável por todos os projetos, e quanto mais pessoas diferentes envolvidas, mais ideias distintas precisarão ser COMPATIBILIZADAS. Muitas das diferenças que são observadas entre os projetos e a execução vêm da falta de compatibilização entre os projetos da edificação (e.g. tubulação hidrossanitária cruzando com uma viga, fiação elétrica cruzando uma esquadria, etc.).
Ademais, outras situações podem acontecer que causam diferenças entre executado vs projetado. Um exemplo clássico, é a alteração de última hora de detalhes pelo proprietário, ou então uma situação que foi idealizada em projeto, mas por falta de mão de obra ou orçamento limitado, mudanças precisaram ser feitas.
Sabendo disso, lembre-se que em toda e qualquer obra, tais alterações precisam ser documentadas e registradas para a posterioridade, principalmente para fins de manutenção da edificação e/ou reformas e até mesmo para a continuidade de outros serviços a serem executados na sequência, afinal de contas, se por exemplo você alterar uma parede de lugar, a fundação precisará ser alterada, a distribuição de cargas será diferente e por ai vai. Uma coisa levará à outra sempre.
Tais documentos e/ou registros, nada mais são do que o famigerado As Built, onde este normalmente vem em formato de projeto e memorial descritivo dependendo do caso. É sempre recomendado que essa documentação seja feita conforme as alterações vão sendo realizadas, de modo a não perder nenhuma informação no meio do caminho e também para garantir uma maior confiabilidade no documento, afinal de contas será ele o responsável por dizer: "certamente que foi realizada de tal forma essa edificação e se você fizer um furo neste ponto você encontrará (ou não) X coisa aqui", por exemplo.
Por fim, além de garantir essas informações, normalmente o As Built é muito recorrido quando se faz necessária a regularização do seu imóvel perante as prefeituras ou ao corpo de bombeiros, dependendo do tipo de edificação, portanto, essa documentação embora tenha o termo técnico um pouco diferente, é amplamente utilizada e necessária para nós profissionais da Construção Civil.
Precisa regularizar sua edificação ou obter um projeto de ampliação com modificação da matrícula? Entre em contato com a equipe da Renove Engenharia & Design para um serviço de qualidade e sem dor de cabeça com papelada! Faça seu orçamento!
Comments